domingo, 23 de outubro de 2011

A Tal Modinha

ÉÉÉ... eu já estava querendo bater nessa tecla há muito tempo... Modinha.
Deixa eu explicar como funciona esse sistema de modinha, vou usar um sarcasmo básico hoje (já estava na hora, né?).Por exemplo, uma cantora aí.Vamos chamá-la de... hm... Marcy Ana (os espertos entenderam!).
Era uma vez, a história de Marcy Ana.
Marcy Ana sonha em ser cantora.É o sonho da vida dela, sério.E começa a sua luta.Como hoje em dia todos nós sabemos que nem é preciso estar mendigando em gravadoras pra iniciar uma carreira (Edineia Pop Star que o diga), Marcy começa a postar vídeos no youtube, cria um site, vai pro twitter enfim, qualquer maneira de divulgação do seu trabalho que estiver dando sopa, ela tá se aproveitando.
Após uns, deixa eu ver... 100.000 acessos, já tem gente de olho em Marcy Ana.Sem falar, que até uns fãs ela conquistou, eles já têm as músicas dela em IPods, MP3, MP4, MP50, enfim, o que for.Sem falar que, a essas alturas ela conseguiu gravar algumas músicas em estúdio e tudo.
Chegando em, por exemplo, 500.000, Marcy começa a ser popular na internet, a ser assunto de matérias sobre música em revistas, que sempre publicam tudo antes do cantor estourar (claro, elas querem te dar a informação antes de todos e mesmo assim você ainda não dará bola) e vira o assunto dos TTs e das rodinhas da escola.
Logo depois, ela é convidada para ir em programas de TV, os hits já estão nas rádios, ela está fazendo shows, algumas de suas músicas viraram clipes... enfim, ela está na boca do povo.Quando Marcy Ana é mencionada em algum lugar, as pessoas já perguntam: "não é aquela que canta (exemplo) viciada em você?", ou seja, as pessoas que dizem apreciar música de qualidade discriminam a Marcy, quem gostava dela antes da fama perde o entusiasmo porque ela popularizou demais e ela é rotulada de modinha.
Particularmente, eu odeio quando isso acontece com qualquer artista/banda/rede social  (sim, elas também são vulneraveis a isso, a prova viva é o Orkut) enfim, qualquer coisa que eu ame, goste, estime secretamente.Um exemplo vivo: tem noção do quanto de "fã" que tava ouvindo um monte de banda pela primeira vez apareceu do nada no twitter?É, né?Tudo bem que eu passei a gostar de SOAD e RHCP depois dos shows também, sabe?Mas eu não fiquei me chamando de FÃ!O foco não é esse... 
Por outro lado, eu acho que o artista tem mais é que crescer mesmo.Se o trabalho dele é acessível a todos os públicos, isso é bom pra ele, é progresso.É prova de que seu trabalho suado vem gerando frutos, de fato.E nem adianta dizer: "Ah, eu nem gosto dessas modinhas!" porque tem PELO MENOS UMA que você PELO MENOS ATURA!Você até curte!E eu não estou falando do facebook!(Eh.. Foi uma piada.Ri, gente, foi uma piada!)
Mesmo que você diga que é anti-modinha, você está fazendo parte de uma modinha, pois você está entre pessoas que não conseguem suportar essas tais modinhas.Deu pra entender?
Espero que esteja claro: eu não gosto quando meu artista favorito vira modinha, mas se é pra ele crescer, que seja!Acho que qualquer fã deve desejar o progresso do seu artista favorito.
P.S: Mas os tais "posers" dão raiva mesmo, esses aí vocês têm até o direito de detestar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários do tipo: Amei o blog, segue de volta? serão ignorados, apenas os relacionados a postagem serão respondidos.
Se for o caso de querer colocar o texto no seu blog, não tem problema, só quero os créditos.